Avaliação de Desempenho
A melhor forma de demonstrar que o gestor está de olho no trabalho do
seu funcionário, valorizando suas decisões, métodos, conhecimento técnico etc.,
é através do acompanhamento de perto das atividades realizadas. E o método mais
eficaz de demonstrar este acompanhamento é através da Avaliação de
Desempenho do colaborador. Por meio dela é possível identificar
diversos pontos que necessitam de melhoria dentro de uma organização.
O
que é a Avaliação de Desempenho?
A
avaliação de desempenho é uma ferramenta da gestão de pessoas que visa analisar
o desempenho individual ou de um grupo de funcionários em uma determinada
empresa. É um processo de identificação, diagnóstico e análise do comportamento
de um colaborador durante um certo intervalo de tempo, analisando sua postura
profissional, seu conhecimento técnico, sua relação com os parceiros de
trabalho etc.
Como
implantar a Avaliação de Desempenho?
Este
método tem por objetivo analisar as melhores práticas dos funcionários,
proporcionando um crescimento profissional e pessoal, visando um melhor
desempenho de suas funções no ambiente de trabalho. Além disso, é uma
importante ferramenta de auxílio à administração de recursos
humanos da empresa, alimentando-a com informações que auxiliam a tomada de
decisão sobre práticas de bonificação, aumento de salários, demissões,
necessidades de treinamento etc.
Segundo
Wagner Siqueira, o processo de avaliação de desempenho de um
colaborador inclui, dentre outras, as expectativas desejadas e os resultados
reais. Sendo divida em algumas etapas:
·
Apreciação
diária do comportamento do colaborador, seus progressos e limitações, êxitos e
insucessos, com oferecimento permanente de feedback instantâneo;
·
Identificação
e equacionamento imediato dos problemas emergentes, procurando manter
continuamente um alto padrão de motivação e de obtenção de resultados;
·
Entrevistas
formais periódicas de avaliação de desempenho, em que avaliador e avaliado
analisam os resultados obtidos no período considerado e redefinem novas
orientações, compromissos recíprocos e ações corretivas, se for o caso.
Neste processo, o gestor precisa avaliar as
fraquezas e limitações dos funcionários, buscando identificar pontos de
melhoria, necessidade de treinamento ou até mesmo remanejamento do indivíduo
para outras funções em que poderia render melhor. Buscando sempre equilibrar as
metas estabelecidas pela empresa com o comportamento de seus colaboradores, a
fim de manter o sistema funcionando em harmonia, atingindo sempre os objetivos
traçados.
Assim, o papel principal da avaliação de desempenho
é identificar e trabalhar de forma sistêmica as diferenças de desempenho entre
os muitos funcionários da organização. Tendo sempre como base a interação
constante entre avaliador e avaliado.
Formas
de avaliação de desempenho
Existem
diversos sistemas e/ou métodos para se avaliar o desempenho de um funcionário
dentro de uma empresa. Variando de acordo com a necessidade do gestor, do setor
e dos objetivos da avaliação, bem como do perfil dos avaliados e da dinâmica de
observação utilizada. Listamos abaixo os métodos mais tradicionais de
avaliação, os quais falaremos em outra oportunidade, em outros posts sobre o
tema. São eles:
·
Escalas
gráficas de classificação;
·
Escolha
e distribuição forçada;
·
Pesquisa
de campo;
·
Incidentes
críticos;
·
Comparação
de pares;
·
Auto-avaliação;
·
Relatório
de performance;
·
Avaliação
por resultados;
·
Avaliação
por objetivos;
·
Padrões
de desempenho;
·
Frases
descritivas;
·
Avaliação
360 graus;
·
Avaliação
de competências;
·
Avaliação
de competências e resultados;
·
Avaliação
de potencial;
·
Balanced
Scorecard.
Vantagens
da Avaliação de desempenho
Por
meio da avaliação de desempenho é possível identificar novos talentos
dentro da própria organização, por meio da análise do comportamento e das
qualidades de cada indivíduo. Gerando, assim, novas possibilidades para
remanejamento interno de colaboradores. Além de poder oferecer bonificações e
premiações aos funcionários que mais se destacarem na avaliação.
Outra
vantagem é a possibilidade de gerar um feedback mais fácil aos
funcionários analisados e gestores, uma vez que tem como resultado informações
relevantes, sólidas e tangíveis para um resultado eficiente. Este feedback faz
com que os avaliados queiram investir ainda mais em seu desenvolvimento,
melhorando seu desempenho e trazendo vantagens para a empresa.
Este método é importante, também, para eliminar achismos e palpites
quando da avaliação de um funcionário. É um meio de obter informações reais e
avaliar de perto as implicações de uma possível mudança na gestão
de recursos humanos da empresa.
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