Índice de Absenteísmo

O absenteísmo pode existir por motivos referentes ao trabalho, causas sociais, doenças e desvios de comportamento e conflitos internos, como não gostar do chefe ou de um colega, por não fazer parte de um determinado grupo que sempre se beneficia das promoções, ou por não ter um “padrinho” dentro da empresa. O absenteísmo excessivo não só impede o cumprimento das metas propostas, causando dificuldades operacionais, como desintegra a equipe de trabalho e traz desconforto para a comunidade.

O termo "absenteísmo" é usado para designar as ausências premeditadas de trabalhadores no processo de trabalho. Por trás do índice de absenteísmo pode-se encontrar uma variada gama de problemas que interferem diretamente na qualidade de vida do funcionário e, portanto, em seu desempenho e assiduidade. Estes problemas podem ser de natureza pessoal, biológica, ambiental, social, familiar, financeira, funcional e, inclusive, estarem relacionados à própria estrutura organizacional.

Uma dos fatores do índice de absenteísmo resulta de que o empregado contratado não seja compatível com a atividade praticada, por exemplo, uma atividade em pé em uma mesa pode ser prejudicial à coluna de um empregado com altura maior que a média e este acabará tendo dores e faltando ao trabalho, seja por atestado ou injustificadamente, a empresa também precisa manejar os seus empregados para tarefas que mais se adaptam de acordo com o seu biótipo para evitar faltas.

Deve ser avaliado se o trabalho em turnos fora do horário comercial pode levar a um maior índice de absenteísmo, pois este interfere em diferentes variáveis da vida de um indivíduo, tanto familiares, sociais e em sua saúde.

Muitas empresas não param suas atividades durante festas como o carnaval, feriados ou eventos esportivos, etc. São os fatores culturais que a empresa não leva em consideração e que causa um elevado número de baixas nas linhas de produção, tanto por empregados que mentem para os médicos para obter atestados médicos ou por falta injustificada para poder ver ou comparecer a estes eventos.

Há empregados que faltam ao emprego atual quando estão a procura de outro emprego, principalmente por que nos dias atuais está muito difícil se achar um emprego rapidamente e na procura por outro estes vão faltando injustificadamente várias vezes até achar outro emprego ou quando desistem da busca.

Também pode ser considerado motivo de absenteísmo a eterna reclamação do empregado por não ser ouvido por seu chefe e a falta de diálogo entre ambos, fazendo com que o superior ache que está tudo bem na sua empresa ou seu setor e o empregado se sinta desvalorizado e falte tanto por vingança ou para procurar outro emprego. Já entre os estudantes uma válvula de escape em época de provas pode ser a obtenção de um atestado médico para poder estudar.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADMINISTRAÇÃO DE TALENTOS HUMANOS E DO CAPITAL INTELECTUAL

Seleção de Pessoal

CARGOS, REMUNERAÇÃO E SALÁRIOS