Planejamento Estratégico Organizacional
Formular estratégias é projetar e selecionar estratégias que levem à realização de objetivos organizacionais. O enfoque central está em como lidar satisfatoriamente com a concorrência. Assim que o ambiente tenha sido analisado e a diretriz organizacional estipulada, a administração é capaz de traçar cursos alternativos de ação em um esforço conhecido para assegurar o sucesso da organização. O propósito do planejamento pode ser definido como o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas as quais proporcionam uma solução viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função dos objetivos empresariais que facilitarão a tomada de decisão no futuro, de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz. O planejamento tende a reduzir a incerteza envolvida no processo decisório e, conseqüentemente, provoca aumento da probabilidade de alcance dos objetivos e desafios estabelecidos para a empresa.
O planejamento é uma característica intrínseca do desenvolvimento e da evolução do ser humano. Através dele o ser humano consegue traçar metas para o seu bem estar, se prepara para eventualidades e ameaças futuras e obter sucessos em função de novas oportunidades. Assim, para atingir um objetivo primeiro é preciso planejar o caminho a percorrer.
Do mesmo modo, as organizações precisam planejar o futuro como preparação para essas metas, ameaças e oportunidades. Isto é conseguido por meio de uma análise e avaliação do relacionamento com o ambiente, através da utilização de um processo capaz de integrar os diversos aspectos da empresa com o seu ambiente. Segundo Oliveira (2004:35)
O planejamento estratégico corresponde ao estabelecimento de um conjunto de providências a serem tomadas pelo executivo para a situação em que o futuro tende a ser diferente do passado; entretanto, a empresa tem condições e meios de agir sobre as variáveis e fatores de modo que possa exercer alguma influência; o planejamento é, ainda, um processo contínuo, um exercício mental que é executado pela empresa independentemente de vontade específica de seus executivos.
Segundo Ferrel (2000:34)
As oportunidades e as ameaças são problemas externos que podem afetar todas as organizações, mesmo aquelas que não concorrem com planejamento da empresa. Assim elas existem independentemente da empresa criar o planejamento. Entretanto podem afetar fortemente as operações da empresa e o resultado desse plano. Como as forças e as fraquezas, as oportunidades e as ameaças devem ser analisadas em relação às necessidades do mercado e as habilidades do concorrente.
As oportunidades referem-se às condições favoráveis no ambiente que podem produzir recompensas para a organização, se ela for adequadamente afetada. Isto é, oportunidades são situações que existem, mas que devem ser aceitas em benefício da empresa.
As ameaças referem-se as condições ou às barreiras que podem impedir a empresa de atingir seus objetivos. Como as oportunidades, as ameaças devem ser identificadas para não limitarem o desempenho da empresa.
O planejamento estratégico tem como objetivo integrar a organização, por isso pode influir na tomada de decisões e nas variáveis que a empresa deva tomar. Para que a empresa desenvolva de acordo com o planejado, deve ter bem clara as suas metas, de acordo com o plano elaborado, objetivando assim que todos os funcionários nela envolvidas possam participar.
Segundo Ferrel, (2000:35,85)
A principal função das metas é orientar o desenvolvimento de objetivos e fornecer direção para as decisões de alocação de recursos. As metas são as realizações gerais desejadas, elas são importantes porque indicam a direção em que a empresa está tentando se mover e o conjunto de prioridades que usará na avaliação de alternativas e na tomada de decisões. Por exemplo, uma empresa pode ter uma meta de melhorar a qualidade do serviço, proporcionando mais treinamento para os funcionários que estão em contato com os consumidores. Como ocorre em todos os estágios do planejamento, é importante que todas as áreas funcionais da organização sejam consideradas no processo de fixação de metas. A falha ao considerar esses assuntos resultará em metas menos eficazes e, talvez, até disfuncionais.
Comentários
Postar um comentário