EVOLUÇÃO DAS COMPETÊNCIAS REQUERIDAS PELO MERCADO DE TRABALHO
O assunto:
Competências tem se assumido um papel de destaque para meio corporativo,
levando organizações a posições competitivas no quesito de excelência
organizacional.
As competências
técnicas são necessárias para a execução das atividades profissionais e muito
exigidas hoje no mercado de trabalho. São as competências obtidas através da
escolaridade, treinamentos, cursos específicos de capacitação e especialização
profissional e experiência profissional. São os conhecimentos essenciais para o
pleno desenvolvimento das atribuições do cargo.
As competências
comportamentais são baseadas na personalidade e emoções do indivíduo, são
as características dadas ao comportamento, habilidades e atitudes de cada um.
Conforme os autores
Ricardo Ruzzarin, Augusto Prates do Amaral e Marcelo Simionovschi no livro
Sistema integrado de gestão de pessoas com base em competências: As
competências representam características possíveis de serem verificadas nas
pessoas, incluindo conhecimentos, habilidades e atitudes que viabilizam uma perfomance
superior.Resolution simboliza e conceitua competências, conforme a figura acima da seguinte forma:
Se imaginarmos uma casa, o “telhado” são as RESPONSABILIDADES, aquilo que se espera do cargo. (visão de futuro/alinhamento com a estratégia da empresa) e não aquilo que o cargo faz.
Os “pilares” da
casa são as COMPETÊNCIAS, ou seja os conhecimentos, as habilidades e atitudes
(C.H.A) necessários para que o funcionário possa desenvolver-se no cargo.
Entendendo o C.H.A:
“C” (Conhecimento Técnico): é o SABER, ou seja, os assuntos ou instrumentos que
o funcionário deve dominar para desempenhar suas atividades no nível de excelência; “H”
(Habilidades Pessoais): é o SABER FAZER, isto é, a aptidão ou a capacidade para
algo; “A” (Atitudes): é o FAZER, podendo ser traduzido pela capacidade que
a pessoa tem de traduzir na prática seus conhecimentos técnicos e suas habilidades
pessoais. Postura. Reação ou maneira de ser.
Na escola francesa,
muito influente no tratamento da questão das competências, foi desenvolvida uma
concepção muito difundida nos meios empresariais e acadêmicos, cuja a
classificação sustenta- se em três elementos fundamentais:
SABER
(conhecimento);
SABER FAZER
(habilidades);
SABER SER
(atitudes).
Devido a evolução
global as competências tem ganhado força e grande importância no meio
empresarial, valorizando o colaborador que busca especializações e trabalha seu
comportamento conforme cada situação.
Escrito por Camila Duarte
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