EVOLUÇÃO DAS COMPETÊNCIAS REQUERIDAS PELO MERCADO DE TRABALHO



O assunto: Competências tem se assumido um papel de destaque para meio corporativo, levando organizações a posições competitivas no quesito de excelência organizacional.
As competências técnicas são necessárias para a execução das atividades profissionais e muito exigidas hoje no mercado de trabalho. São as competências obtidas através da escolaridade, treinamentos, cursos específicos de capacitação e especialização profissional e experiência profissional. São os conhecimentos essenciais para o pleno desenvolvimento das atribuições do cargo.
As competências comportamentais são baseadas na personalidade e emoções do indivíduo, são as características dadas ao comportamento, habilidades e atitudes de cada um.
            Conforme os autores Ricardo Ruzzarin, Augusto Prates do Amaral e Marcelo Simionovschi no livro Sistema integrado de gestão de pessoas com base em competências: As competências representam características possíveis de serem verificadas nas pessoas, incluindo conhecimentos, habilidades e atitudes que viabilizam uma perfomance superior.

           Resolution simboliza e conceitua competências, conforme a figura acima da seguinte forma:
           Se imaginarmos uma casa, o “telhado” são as RESPONSABILIDADES, aquilo que se espera do cargo. (visão de futuro/alinhamento com a estratégia da empresa) e não aquilo que o cargo faz.
Os “pilares” da casa são as COMPETÊNCIAS, ou seja os conhecimentos, as habilidades e atitudes (C.H.A) necessários para que o funcionário possa desenvolver-se no cargo.
            Entendendo o C.H.A: “C” (Conhecimento Técnico): é o SABER, ou seja, os assuntos ou instrumentos que o funcionário deve dominar para desempenhar suas atividades no nível de excelência; “H” (Habilidades Pessoais): é o SABER FAZER, isto é, a aptidão ou a capacidade para algo; “A” (Atitudes): é o FAZER, podendo ser traduzido pela capacidade que a pessoa tem de traduzir na prática seus conhecimentos técnicos e suas habilidades pessoais. Postura. Reação ou maneira de ser.

Na escola francesa, muito influente no tratamento da questão das competências, foi desenvolvida uma concepção muito difundida nos meios empresariais e acadêmicos, cuja a classificação sustenta- se em três elementos fundamentais:

SABER (conhecimento);

SABER FAZER (habilidades);

SABER SER (atitudes).

Devido a evolução global as competências tem ganhado força e grande importância no meio empresarial, valorizando o colaborador que busca especializações e trabalha seu comportamento conforme cada situação.
 
Escrito por Camila Duarte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADMINISTRAÇÃO DE TALENTOS HUMANOS E DO CAPITAL INTELECTUAL

Seleção de Pessoal

CARGOS, REMUNERAÇÃO E SALÁRIOS