OS SISTEMAS DE ADMINISTRAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES HUMANAS

Os Sistemas De Administração Das Organizações Humanas.

 
           Tem dependência das condições internas e externas da empresa, isto quer dizer que a ação administrativa nunca é igual em todas as empresas e por isso não existe política válida para todas as situações e ocasiões possíveis.
Discriminam-se os seguintes sistemas administrativos em:
 
SISTEMA 1, Autoritário-Coercitivo (ou Autoritário Explorador);
SISTEMA 2, Autoritário-Benevolente (ou Autoritário Paternalista);
SISTEMA 3, Consultivo;
SISTEMA 4, Participativo (ou Participação por Grupos).
 
 
Sistema 1 ou Autocrático coercitivo: sistema administrativo autoritário e forte, coercitivo, arbitrário que controla todas as posições da organização.
“Encontra-se em organizações que utilizam mão de obra intensiva e adotam tecnologia rudimentar. Onde o pessoal empregado tem baixa qualificação profissional e baixo grau de escolaridade. Ex: construção civil e construção industrial.”
 
 
Sistema 2 ou Autoritário benevolente: evolução do sistema anterior, no qual nem sempre as decisões são tomadas nas altas esferas e algumas tarefas executórias passam a ser delegadas aos níveis mais baixos.
“É encontrado em empresas industriais que utilizam tecnologia mais aperfeiçoada e mão de obra mais especifica, mas mantendo ainda alguma forma de coação para não perder o controle sobre as pessoas.”
 
 
Sistema 3 ou Consultivo: variação melhorada dos sistemas autocrático coercitivo e Autoritário benevolente. Apresenta-se como um sistema de delegação, onde os altos escalões definem somente a política geral e delegam aos níveis inferiores determinadas decisões e ações.
“É empregado em empresas de serviços, como bancos e financeiras ou em empresas industriais com tecnologia avançadas e com política de pessoal mais aberta.”
 
 
Sistema 4 ou Participativo: democrático por excelência, no qual o trabalho em equipe é destacado fator de desempenho do grupo. A organização gera, coordena e encadeia as decisões tomadas pelos grupos interatuantes, que fixam as metas. Quando seus membros são incapazes de utilizar bem a decisão grupal em busca de consenso geral e em termos dos melhores interesses de todos os indivíduos em causa, os grupos de mais alto nível hierárquico devem proporcionar a seus membros treinamento mais intenso nos processos grupais
“É utilizado em organizações que utilizam tecnologia sofisticada e onde o pessoal é exclusivo e desenvolvido. Como agências de propaganda, organizações de consultoria em engenharia, administração, auditorias e organizações não governamentais.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADMINISTRAÇÃO DE TALENTOS HUMANOS E DO CAPITAL INTELECTUAL

Seleção de Pessoal

CARGOS, REMUNERAÇÃO E SALÁRIOS